Você está visualizando atualmente O que é Artroscopia de Quadril?

O que é Artroscopia de Quadril?

  • Categoria do post:Tratamentos

​A artroscopia é uma técnica cirúrgica na qual o ortopedista realiza o procedimento por meio de pequenas incisões (cortes) na pele, visualizando seus instrumentos em uma televisão. Esta técnica minimamente invasiva pode ser realizada em diversas articulações do corpo, dentre elas o quadril.

A artroscopia do quadril possibilitou a realização de cirurgias de maneira muito menos invasiva, proporcionando um retorno mais rápido às atividades esportivas e da vida diária. Antes do desenvolvimento da artroscopia do quadril, para acessar a articulação era necessário uma luxação controlada, ou seja, o fêmur era deslocado da bacia, em uma cirurgia de porte bem maior.

Indicações

A artroscopia do quadril têm diversas indicações: impacto fêmoro-acetabular (IFA), lesão do lábio acetabular, lesões da cartilagem, ressaltos do quadril, lesões do tendão do glúteo médio, tumores benignos (como condromatose sinovial e sinovite vilonodular), síndrome piriforme, etc. Entretanto a principal indicação é o IFA/lesão labial.
Na artroscopia para tratamento do IFA/ lesão labial o ortopedista tem dois objetivos: correção da lesão labial e correção do IFA. A correção do IFA é feita por meio de “raspagens” no osso. 
O cirurgião esculpe o acetábulo (osso da bacia) e o fêmur para que estes não impactem durante a movimentação do quadril. O reparo do lábio é feito com o auxílio de âncoras artroscópicas. A âncora é um dispositivo que prende o lábio de volta ao osso. Ao fim do procedimento o cirurgião testa os movimentos do paciente enquanto olha a articulação. Esse teste é importante para assegurar que não existe nenhum impacto residual e que o reparo do lábio está estável. 
Como qualquer procedimento cirúrgico a artroscopia de quadril pode apresentar complicações, porém estas são raras e em geral não são graves. A complicação mais comum é a parestesia (formigamento) que pode acontecer em algumas regiões: períneo, genitais, região lateral (de fora) da coxa, e dorso do pé. 
As​ parestesias são relacionadas a tração utilizada na cirurgia e tendem a desaparecer com o tempo. Fraturas do fêmur e trombose também podem ocorrer porém são complicações muito raras.
A artroscopia do quadril é um procedimento efetivo, com altas taxas de sucesso e melhora clínica do paciente.